23.11.07

Sigur Rós - ( )

Começando a falar de música e já falando sobre uma das poucas (senão a primeira) bandas que me surpreendeu assustadoramente.

Essa banda chama-se Sigur Rós. Creio que muitos nunca ouviram falar sobre essa incrível e potente banda. Ela é da Islândia e é atualmente composta por 4 rapazes:

Jón Birgisson, que comanda os principais vocais, muitos cantados em Hopelandic (língua criada e cantada nesse disco); guitarra (inclusive com arco), teclados e gaita.

Georg Hólm, toca baixo e glockenspiel (instrumento de percussão similar ao xilofone).

Kjartan Sveinsson, manda muito bem nos teclados, piano, órgãos, flauta, etc. (é realmente uma grande variedade de instrumentos tocado por este rapaz).

Orri Dýrason, que entrou em 1999 após a saída do antigo baterista (Ágúst Gunnarsson), toca bateria e teclados.

O disco intitulado ( ) tem 8 faixas:

- Untitled 1, conhecida como "Vaka", que é o nome da filha de Orri. – 6:38
- Untitled 2, chamada também de "Fyrsta", que significa "O primeiro" ou "A primeira música" - 7:33
-Untitled 3, ou, "Samskeyti", que significa "Acessório"– 6:33
-Untitled 4, conhecida também como "Njósnavélin", que significa "A Máquina que Espia", mas também é conhecina como "The Nothing Song". – 6:56
-Untitled 5, chamada de "Álafoss", que é onde a banda ensaia. – 9:57
-Untitled 6, ou, "E-Bow", por que Georg usa um e-bow no seu baixo. – 8:48
-Untitled 7, conhecida como "Dauðalagið", que significa "O Som da Morte" – 12:59
-Untitled 8, também chamada de "Popplagið", que significa "A Música Pop" – 11:45

O mais incrível é que as 4 primeiras músicas são alegres, mesmo parecendo trágicas e melancólicas e as 4 últimas são tristes. É como se o Céu descesse à Terra e os anjos abarrotados de sentimentos tocassem melodias (sim, por que todas as músicas são instrumentais) enquanto nós (símios mortais) as apreciávamos. São músicas que te transferem para outros lugares, outros sentimentos, outros conflitos paradoxadialeticamente bem estruturados.

O album Svigaplatan, que significa "The Bracket Album", assim chamado pelos membros do Sigur Rós, é não simplesmente uma obra-prima atual, mas é indescritível, atemporal e muito sentimental.

Extremamente recomendável!!! * * * * *

Arte:

Site da banda para o album (que disponibiliza samples de todas as músicas e as Untitled 4 e Untitled 8 completas): http://www.sigur-ros.co.uk/band/disco/parenth.php

Link para download: http://rapidshare.com/files/10872667/sr____L3andr0.rar.html (senha: seu madruga)

Lembrando que não estamos apoiando a pirataria. De acordo com as "leis", vocês têm direito a ficar durante 24hs com o download no pc e logo após deverá comprar o cd... Mas aí já é outra história... ;) Bom proveito!

Um comentário:

Ary disse...

Hum... acho que quando tiver um tempinho eu vou dar uma olhadinha no trabalho deles.