26.11.07

Entendendo o Retcon

Avengers: The Iniciative #7 (E o novo uniforme bisonho do Aranha...)



Na matéria anterior eu comentei sobre a nova mudança na vida do Aranha e sobre o que era o Status Quo (Ou seja, o estado original ou alguma particularidade que nasce e é preservado com o personagem, e quando é modificado na maior parte das vezes é apenas em caráter temporário) para uma história em Quadrinhos.

Como originalmente eu havia escrito aquela matéria para um site de HQ´s, para os que não lêem algumas referências devem ter sido confusas de se entender. Foi pensando nisso que eu resolvi destrinchar o universo das histórias em quadrinhos, americanas ou não, seja para você que é marinheiro de primeira viagem ou só um fã curioso.

Mas o que Diabos é o Retcon, você se pergunta?

Retcon (Do inglês Retroactive Continuity, ou Continuidade Retroativa) é o processo utilizado para trazer de volta um elemento original de um personagem ou de seu universo, ou seja, o Status Quo.

É o tipo de mudança predominante em uma HQ, e pode desfazer eventos tanto superficiais (Como um uniforme novo de um herói) como dito definitivos (Como um personagem voltando à vida por exemplo, o que é pra lá de comum em revistas da DC e da Marvel ).

O Retcon é algo presente desde os primórdios dos quadrinhos. Na chamada “Era de Ouro”, quando apenas os personagens de maior sucesso conseguiram se manter no mercado, a DC comics (Que na época ainda era conhecida como “Detective Comics”) recontava a origem de seus personagens várias vezes, fora histórias que continham eventos que mudavam radicalmente a vida dos heróis e que, na edição posterior, o apresentava como se nada tivesse acontecido.

O motivo para esse tipo de coisa tanto naquela época como nos dias de hoje é manter os personagens de forma apresentável tanto para leitores veteranos como novatos. Quem conheceu a origem do aranha na série animada por exemplo não quer saber se nos quadrinhos o Peter Parker que ele conhecia é um clone e o original mesmo é um tal de Bem Reilly, pois para ele a versão verdadeira é outra. Então para agradar a esses leitores mais novos e aos antigos, cuja a maioria é purista, nada melhor do que a velha desculpa de um Retcon para preservar o Status Quo, não? (Eu já repeti essa penúltima palavra várias vezes... ela é legal pra caramba não? =P). O mesmo vale para outras mídias, como o cinema.

Muitos eventos considerados marcantes nos quadrinhos já foram desfeitos por Retcons: A Morte do Super Homem, o Batman ter ficado paraplégico, mudanças na identidade de heróis (Normalmente com o dono anterior do uniforme voltando a vesti-lo e o atual morrendo), todos eles já passaram por esse processo. Como disse, ele é predominante, principalmente em mudanças radicais.

Mas existem casos desse tipo de mudança que se mantêm até os dias de hoje, pelo menos por enquanto. Tomando o Homem Morcego como exemplo, uma de suas histórias mais cultuadas se chama A Piada Mortal , onde o Coringa aleija Bárbara Gordon (Filha do comissário Gordon e na época Batgirl). Até hoje ela continua na cadeira de rodas, agindo como uma hacker de codinome Oráculo. Ou ainda temos a antológica história A Noite Em Que Gwen Stacy Morreu (Nos quadrinhos, o primeiro grande amor da vida de Peter Parker e que alguns tiveram o prazer [Ou não] de conhecer em Spider-Man 3).

Talvez você esteja se perguntando por que então fazer uma mudança que possa sofrer um retrocesso ou então em que esse já esteja planejado sejam aprovadas, não? A resposta é simples: mercado. Muitos produtores de HQ´s americanas as vêem apenas como produto e não como arte. Então, se eles tiverem a chance de fazer uma mudança que faça as vendas da revista aumentarem, mesmo que se complique com as suas conseqüências para a cronologia, tanto faz : o que importa é o dinheiro entrando(Alguém ai se lembra da polêmica que foi a morte do Super Homem? Saiu matéria até no Fantástico!)

Então é isso. Se o Retcon fosse utilizado como uma alternativa e não como falta de opção(Ou para vender bonequinhos baseados no uniforme novo de fulano), talvez a cronologia das HQ´s fizessem mais sentido. Como não é....

É triste. Mas já chega. Vamos dar um Retcon nesse assunto...


Nenhum comentário: